João Moreira Salles participará do 24º FICA
Joyce Campelo
14 jun, 2023
João Moreira Salles participará do 24º FICA

O cineasta e escritor participa pela primeira vez do Festival e fará conferência sobre a Amazônia e na sequência participará de bate-papo.

O documentarista e escritor João Moreira Salles participará da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que será realizado de 13 a 18 junho, na cidade de Goiás. Salles irá participar da conversa Arrabalde: Brasil e Amazônia, no dia 17 (sábado), às 10h30, no Cine Teatro São Joaquim, quando vai falar sobre a Amazônia, a partir de uma experiência de seis meses vivendo na floresta, no estado do Pará, que resultou no livro Arrabalde – Em Busca da Amazônia, lançado em dezembro do ano passado, pela Companhia das Letras.

Um dos maiores nomes do documentário brasileiro, João Moreira Salles aproximou-se da questão ambiental quando passou uma temporada no Pará, em 2019, e escreveu uma série de reportagens para a revista Piauí chamada Arrabalde, que posteriormente virou o livro Arrabalde – Em Busca da Amazônia. Desde então, Salles está inserido nas discussões que tratam da Amazônia e do meio ambiente.

Durante o bate-papo no FICA 2023, ele vai falar sobre a Amazônia e, na sequência, participará de um bate papo, que será conduzido pelo cineasta Pedro Novaes, que é coordenador artístico do FICA. “Ele tem uma filmografia não muito extensa, fez poucos filmes, mas todos os filmes dele são referências do documentário brasileiro”, destaca Novaes.

Esta é a primeira vez que ele participará do FICA. Em 2018, ocorreu a exibição do último filme realizado pela cineasta, No Intenso Agora, durante uma sessão especial. Na ocasião, quem representou o filme durante o FICA foi Eduardo Escorel, que é o montador da obra. O documentário político reúne uma série de acontecimentos diferentes que ocorreu na década de 1960, em várias partes do mundo, como em Paris, Praga, China e União Soviética.

O 24º FICA será realizado entre os dias 13 e 18 de junho de 2023, na cidade de Goiás. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE). O evento também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (UFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.

Sobre o cineasta

João Moreira Salles é documentarista, produtor de cinema, escritor e fundador da revista Piauí, criada em 2006. Seu primeiro trabalho para o audiovisual ocorreu em 1985, roteiro para a série Japão, uma Viagem no Tempo, exibida na extinta TV Manchete. Em 1987, os irmãos João e Walter Moreira Salles fundaram a produtora Videofilmes, com o propósito inicial de realizar documentários para a televisão, mas que acabou sendo a produtora de importantes filmes da chamada retomada do cinema brasileiro.

De lá para cá, João Moreira Salles acumulou no currículo atuações como diretor, produtor, produtor executivo, roteirista e montador de filmes. Sua cinebiografia reúne trabalhos como Lavoura Arcaica, direção de Luiz Fernando Carvalho; e Madame Satã, de Karim Ainouz.

Entre os trabalhos premiados, estão os documentários Krajcberg, o Poeta dos Vestígios (1987) e Santiago (2007). Assinou os roteiros de No Intenso Agora (2107), Nelson Freire (2003), Abril Despedaçado (2001). Atuou também como produtor executivo de Peões (2004) e Edifício Master (2002), além de outros trabalhos.

Foto: Ivone Pérez

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Quando: 13 a 18 de junho
Local: Cidade de Goiás, Goiás.

Conversa com João Moreira Salles – Arrabalde: Brasil e Amazônia
Quando: 17 de junho (sábado), às 10h30
Local: Cine Teatro São Joaquim,

Assessoria de imprensa
Palavra Comunicação
Contato: (62) 9.8162-4898 / 9.9979-5256
Email: noticias@palavracom.com
Instagram: @palavracomunicacao

Você também pode gostar