25ª edição do festival será realizada de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou na quinta-feira (29/02), a lista preliminar dos candidatos selecionados que irão compor as comissões de avaliação dos filmes da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024). A relação dos candidatos está disponível no site elenco.ufg.br/editais.
Conforme critérios estabelecidos pelo edital, foram avaliadas 60 inscrições consideradas habilitadas para a Mostra Washington Novaes e 50 para as Mostras do Cinema Goiano e Becos da Minha Terra. Os candidatos inabilitados ou não selecionados poderão entrar com recursos, que devem ser enviados até o dia 1º de março, pelo site: elenco.ufg.br/editais.
As análises dos profissionais tiveram como parâmetros a experiência na área do audiovisual, como diretor, roteirista ou produtor; em curadorias e processos de seleção em festivais ou mostras de cinema, e na área acadêmica de ensino e pesquisa em audiovisual. No processo de seleção, entre outros fatores, também é assegurado equilíbrio e representatividade de gênero e raça.
O resultado final das propostas será divulgado dia 4 de março, no site do festival (elenco.ufg.br/editais), após conclusão da análise de todos os eventuais recursos interpostos.
Fica 2024
O festival, um dos mais importantes e representativos do segmento audiovisual do mundo, será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás. A 25ª edição do Fica é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalizada da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), em parceria com as secretarias de Estado da Retomada e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás.
Além das mostras competitivas de cinema, a programação do festival terá debates, oficinas e atividades de cunho ambiental, além de atrações culturais, e tudo gratuito.
Secretaria de Estado da Cultura – Secult Goiás